Dicas & Destinos

Embarque em uma viagem ao passado a bordo do trem do vinho

Que tal dar um pulo ao passado a bordo de um trem? É exatamente essa a sensação que tive ao embarcar na Maria Fumaça que liga Bento Gonçalves à Carlos Barbosa, na serra gaúcha. A viagem no tempo começa logo ali na plataforma, antes mesmo do embarque, ao som de clássicas canções italianas.

Aliás, prepare-se para uma animada viagem regada a músicas, danças típicas e degustação de vinhos! O passeio resgata a memória da imigração italiana no final do século XIX. Os imigrantes chegaram a região de Bento Gonçalves e ali refizeram a vida longe de sua terra natal.

O passeio tem duração de aproximação 2 horas, com uma parada na estação ferroviária de Garibaldi, onde você pode provar mais alguns espumantes e vinhos típicos da região. Caso você não seja adepto de bebidas alcoólicas, um delicioso suco de uva caseiro estará à sua espera.

passeio-maria-fumaca

Vou ser sincera, o passeio da Maria Fumaça vale muito mais pela experiência do que pela vista que você terá pela janela do trem. A paisagem ao longo da ferrovia não tem nada de surpreendente, porém, da janela para dentro a história é bem mais interessante.

No Brasil, poucos são os destinos que oferecem passeios à bordo de um trem, portanto, se tiver pelas bandas do sul do país aproveite! Vale lembrar que é preciso reservar seu assento com antecedência na Giordano Turismo, isso pode ser feito por e-mail ou telefone, ou ainda junto ao seu agente de viagem. As tarifas variam de R$98,00 a R$120,00 reais por pessoa dependendo da época do ano, baixa ou alta temporada.

maria-fumaca

Epopeia Italiana

Sabe aquele tipo de passeio que você não está botando muita fé e acaba te surpreendendo, foi assim com a Parque Temático Epopeia Italiana. Em uma bem bolada apresentação teatral interativa, os visitantes são convidados a acompanhar a saga do casal de italianos Lázaro e Rosa, desde a sua partida da Itália à bordo de um navio até à chega ao Brasil.

Em 2.000 metros de área construída, foram montados nove ambientes para contar a história de Lázaro e Rosa, com direito a efeitos especiais de luz e som. Como a Epopeia Italiana fica quase ao lado da Estação Ferroviária de Bento Gonçalves, de onde parte a Maria Fumaça, a dica é que você se planeje para fazer os dois passeios no mesmo dia.  As apresentações acontecem em horários pré-determinados, portanto, vale a regra da reserva antecipada para garantir o passeio.

Trem do vinho | Vagão preservado

Trem do vinho | Vagão preservado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *