Variedades & Tecnologia

Confira as novidades deste inverno nos castelos da França

O Centro de Monumentos Nacionais da França apresentam exposições especiais no Château de Vincennes e d’Angers e um percurso aprofundado sobre a revolução francesa na Conciergerie.

Quem visitar a França neste inverno terá experiências imperdíveis em três dos castelos do Centro de Monumentos Nacionais da França. Na Conciergerie as tecnologias de realidade aumentada prometem mudar a perspectiva dos visitantes sobre este que é um dos únicos monumentos medievais que restaram na capital francesa. Já no Château de Vincennes, que também fica em Paris e no Château D’Angers, mostras de arte encantam e enriquecem o repertório cultural dos turistas.

A Conciergerie, antigo palácio de Paris que já serviu de prisão para personalidades como Maria Antonieta, mudará completamente o percurso de sua área “Revolucionária” para um mergulho na história. A partir do dia 14 de dezembro os visitantes poderão conhecer a história da revolução francesa e de seus personagens que passaram pelo palácio com o auxílio dos “Histopads”: tablets que permitem a Conciergerie mostrar detalhes de seu passado em realidade aumentada. Além disso, os visitantes serão convidados a conhecer os dois lados dessa época: um viés mais ideológico e utópico, mas também seu lado sombrio, por meio de fotos, maquetes e outros objetos.

Quem estiver visitando a Cidade Luz até dia 29 de janeiro também poderá conferir no Château de Vincennes a exposição “Noir Eclair” do artista contemporâneo ZEVS. As obras da exposição foram criadas especialmente para o castelo, com o conceito de um encontro entre o patrimônio e a arte contemporânea. A mostra pretende ser uma experiência artística que aproxima a arte urbana e a arte contemporânea, conceito que identifica o trabalho de ZEVS há 20 anos, com recursos como grafite, liquidações de símbolos, ataques visuais, além do uso de fotos, vídeos, esculturas e instalações artísticas. ZEVS, na mitologia grega, é o deus que que gera a luz e os raios. O nome artístico foi escolhido por Aguirre Schwarz (Schwarz em alemão é preto) em homenagem a um trem que quase o esmagou enquanto criava uma peça de arte urbana na linha RER A de Paris nos anos 90. O trocadilho com a luz e a sombra é a marca registrada do autor, que trará uma série de contraposições de iluminação e escuridão em sua exposição no Chateau de Vincennes.

No Chateau d’Angers, há cerca de duas horas de Nantes, chega a exposição “Le goût de la parure. Portraits du château de Versailles”, com acervo do Château de Versailles sobre os adornos retratados em pinturas entre os séculos XVII e XIX. Os visitantes poderão conferir a exposição até o dia 15 de janeiro e aproveitar para conhecer o castelo construído em 1230 e foi residência dos duques d’Anjou. A exposição faz parte de uma parceria do Centro de Monumentos Nacionais da França e do Château de Versailles que começou em 2013 e já possibilitou o intercâmbio de diversas obras administradas por essas duas importantes instituições ligadas ao ministério da cultura da França.

Serviço

Conciergerie

Aberta todos os dias das 9h30 às 18h com exceção dos dias 1° de janeiro, 1° de Maio e 25 de Dezembro

Preço normal adulto: 8,50 euros e 9 euros a partir de 2017

O aluguel dos Histopads custam 6,50 euros

Château de Vincennes

Aberto de 22 de setembro a 20 de maio das 10h às 17h

Preço normal adulto: 8,50 euros

Château d’Angers

Aberta todos os dias das 10h00 às 17h30 com exceção dos dias 1° de janeiro, 1° e 11 de Novembro e 25 de Dezembro

Preço normal adulto: 8,50 euros

Centro de Monumentos Nacionais

Principal gestor de monumentos e locais históricos abertos ao público na França atualmente, o Centro de Monumentos Nacionais tem a missão valorizar o patrimônio francês, assegurar a qualidade das visitas e desenvolver a acessibilidade. Todos os anos, cerca de nove milhões de visitantes franceses e estrangeiros são acolhidos nos quase 100 monumentos, como o Arco do triunfo e a Saint-Chapelle, a abadia do Mont-Saint-Michel, os castelos de Angers e de Azay-le-Rideau. Em parceria com os profissionais de turismo, o Centro oferece venda antecipada de ingressos com tarifas especiais, opções de “Visitas Privilégio” para grupos, fora do horário de abertura oficial e, ainda, locação de salas e monumentos para eventos corporativos ou sociais ou para cenários de filmes para o cinema e televisão. O Centro de Monumentos Nacionais é representado no Brasil pela CCHotels.

Acompanhe também nossas dicas no instagram @EmbarquenaViagem e use a hashtag #EmbarquenaViagem para marcar suas fotos de viagem, dicas de lazer, hospedagem, entretenimento e cultura.

Embarque na Viagem, o melhor do Turismo, Hospedagem, Lazer, Entretenimento e cultura

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *