Dicas & Destinos

Veneza: seus canais, história e charme

Situada no nordeste da Itália, a Cidade Flutuante é o máximo em romantismo, com suas gôndolas e seresteiros, suas igrejas e palazzi deslumbrantes e seu “ar” quase atemporal.

Caminhe à vontade pelas ruas de paralelepípedos e pontes arqueadas desta cidade insular feita para pedestres e deixe-se guiar pelos sentidos. Ouça a água bater no casco das gôndolas ao longo dos canais. Inspire o aroma da comida italiana e prove vinhos de qualidade nos restaurantes ao ar livre. Sinta o sol aquecer sua pele enquanto vagueia pela Praça de São Marcos e escute as serenatas que os músicos de rua fazem para os namorados.

Mesmo nos meses mais frios do inverno, Veneza é movimentada. Nos dias de verão, faz muito calor e a cidade fica lotada. Outono e primavera geralmente são as épocas mais agradáveis para uma visita. Não é difícil visitar todas as principais atrações da cidade em alguns dias. A magnífica Praça de São Marcos é um bom lugar para começar. Dois dos edifícios mais espetaculares de Veneza, a Basílica de São Marcos e o Palácio do Doge, ficam lado a lado, na ponta leste da praça. O melhor exemplo da influência bizantina em Veneza está na basílica, com seus ornamentados mosaicos dourados e elaborados domos. O palácio impressiona pela ostentação de riqueza e poder.

O Grande Canal, em forma de S, o leva à maioria das atrações. Você pode ficar horas só vendo as gôndolas e vaporetos (ônibus aquáticos) passarem, mas também pode entrar em um deles para fazer um romântico passeio.

Deslize diante de edifícios como o gótico Palácio Ca’ d’Oro e a Basílica de Santa Maria da Saúde, e sob a emblemática Ponte de Rialto. Pare para comer um prato de risi e bise (arroz e ervilhas) em uma tradicional osteria (bar que também serve comida).

Não perca tesouros como a Igreja de Santa Maria dos Milagres, igreja de mármore do século XV. Pegue um barco para as ilhas de Murano e Burano. Ambas são conhecidas pelo artesanato de vidro e de renda, respectivamente. As ilhas constituem a oportunidade de passar um dia tranquilo, longe do centro caótico, porém irresistível, de Veneza.
Saboreie seus dias na Cidade Flutuante desfrutando da paixão italiana pela comida, pelo romance e pelo estilo.

Alguns lugares imperdíveis para você visitar em Veneza:

Piazza San Marco

Sinta o charme atemporal do glorioso coração de Veneza, onde se encontram os mais famosos ícones culturais da cidade, muitos cafés e… milhares de pombos.

Quem pisa na praça mais famosa de Veneza se impressiona com a opulência da Basílica de São Marcos, o altíssimo Campanário e a fachada gótica do Palácio do Doge. Este espaço movimentado é um ponto de convergência na vida dos venezianos há mais de 10 séculos. Tome um drinque em um dos cafés sob a colunata da arcada em torno da praça ou visite seus edifícios mais emblemáticos.Esse espaço amplo e aberto de Veneza é conhecido pelos moradores locais simplesmente como “La Piazza”. Visite-a em diferentes momentos do dia para absorver melhor seu encanto sempre distinto. Veja as belas cores da alvorada ao nascer do sol, junte-se ao burburinho da multidão durante o dia e saboreie a atmosfera romântica que o local adquire à noite.

Basilica di San Marco

Mosaicos dourados, um painel com incrustações de pedras preciosas e a magnífica arquitetura bizantina tornam esta catedral uma das mais deslumbrantes atrações de Veneza.

Em dias bonitos, aproximando-se da Praça de São Marcos por qualquer de suas entradas, você poderá ver as torres douradas da Basílica de São Marcos brilharem ao sol. É por isso que os habitantes locais a chamam de “Chiesa d’Oro” (igreja de ouro). À medida que chegar mais perto, você verá as diversas esculturas, relevos e mosaicos da ornamentada fachada. A igreja é um espetacular exemplo de arquitetura bizantina.

Murano

Uma breve viagem no ônibus aquático, partindo do centro de Veneza, o levará a uma pequena ilha em que a antiga técnica do vidro soprado ainda é praticada e demonstrada.

Compre seus passeios em Veneza aqui!

Visite a ilha de Murano para ver um artesão veneziano transformar uma bola de vidro fundido em um vaso, cumbuca ou espelho. A arte do vidro soprado vem sendo praticada na ilha desde que o Estado de Veneza para lá transferiu os artesãos em 1291, por julgar que as fornalhas traziam risco de incêndio para a populosa cidade.Ao saltar do vaporetto, você verá imediatamente uma fila de lojas e oficinas. Os proprietários terão prazer em convidá-lo para uma demonstração de métodos tradicionais e técnicas atuais.

Ponte di Rialto

Faça um passeio pela ponte mais emblemática de Veneza para captar vistas românticas, comprar souvenirs e divertir-se.

Ao passar, de vaporetto (ônibus aquático) ou gôndola, pelo Grande Canal, olhe para cima ao dobrar a curva do mercado de peixes: uma das vistas mais emblemáticas de Veneza surgirá bem diante de seus olhos. A Ponte de Rialto integra a paisagem da cidade desde o fim do século XVI. Com seu design característico em forma V, ela tem grandes arcadas e balaustradas de pedra de onde os turistas podem ver as gôndolas deslizarem abaixo, no canal.

Mestre

Marcos históricos, amplos parques verdes e a cultura italiana tradicional tornam este subúrbio um retiro confortável a apenas alguns minutos dos canais de Veneza.

Mestre é uma encantadora região, cheia de parques, lojas de designers famosos e uma praça central com marcos históricos. A região é um retiro romântico e belo para férias e viagens. Também é conhecida por suas pizzarias que preparam receitas familiares tradicionais e suas confeitarias com bolos artesanais. A comunidade oferece um ambiente tradicional acolhedor com ruas de pedra e lojas familiares.

La Giudecca

Descubra igrejas antigas, passeie por galerias e admire vistas panorâmicas para o centro de Veneza ao visitar este modesto arquipélago de oito ilhas.

Bela e despretensiosa, La Giudecca lembra uma versão em miniatura de Veneza, sem a multidão. É um lugar que combina a história de igrejas com a simplicidade de casas enfeitadas com flores e o romance das cafeterias com mesas na calçada. La Giudecca é um arquipélago de oito ilhas intercaladas com enseadas de rios e interconectadas por pontes e um elegante calçadão a beira-mar. Ela fica de frente para o centro de Veneza, pelo norte, e para a Lagoa de Veneza, pelo sul.

Acompanhe também nossas dicas no instagram @EmbarquenaViagem e use a hashtag #EmbarquenaViagem para marcar suas fotos de viagem, dicas de lazer, hospedagem, entretenimento e cultura.Embarque na Viagem, o melhor do Turismo, Hospedagem, Lazer, Entretenimento e cultura

2 Comentários

  1. Pingback: Embarque na Viagem

  2. Pingback: Embarque na Viagem

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *