Dicas & Destinos

Viajando de carro pelas serras do Rio de Janeiro

A cidade do Rio de Janeiro é amplamente conhecida por suas belas praias, mas o estado também possui riquezas naturais e culturais que vão muito além do litoral. A região serrana, por exemplo, é repleta de belas paisagens que encantam os visitantes.

Pensando nisso, o pessoal da Hertz preparou um roteiro para aqueles que desejam aproveitar as estações mais frias do ano e conhecer novos destinos fluminenses.

A apenas 3h da capital fluminense, Resende ostenta sua beleza de várias formas. Seja pelas montanhas imponentes ou cachoeiras de águas cristalinas, pode ser visitada em qualquer época do ano. Entre as atrações, destacam-se o Pico das Agulhas Negras, o Parque Nacional do Itatiaia e a Pedra do Altar, onde o viajante pode desfrutar de uma vista belíssima. Caso o veículo seja retirado com a Hertz em São Paulo, o destino estará a apenas 280 quilômetros.

Uma opção mais próxima da cidade do Rio de Janeiro, Petrópolis é um destino obrigatório para quem deseja conhecer mais sobre a história do estado. Com a locação realizada na loja da Hertz no Aeroporto Santos Dumont, na capital carioca, o trajeto até o município interiorano é de aproximadamente 70 quilômetros. Conhecida como Cidade Imperial, o local possui diversos museus e arquitetura singular que fica evidente em suas construções centenárias muito bem preservadas e, entre os destaques, estão o Palácio de Cristal e a Casa da Ipiranga. O ecoturismo também é um ponto forte, com áreas de preservação para se aventurar com a família e amigos, tudo acessível de carro.

Utilizando o GPS, é possível optar pelas rodovias Juscelino Kubitscheck ou Washington Luís para descobrir a pequena e encantadora Itaipava. Um dos centros gastronômicos mais importantes do estado, tem opções deliciosas e variadas de restaurantes. Vale a pena conhecer também o famoso Castelo do Barão de Itaipava, construído na década de 1920, ou aproveitar a estadia para curtir o ar puro das montanhas combinado com o clima inigualável, que fazem de Itaipava um lugar para ficar na memória.

A 50 minutos de lá está Teresópolis, onde se avista da estrada o Dedo de Deus, um pico com 1.692 metros, cujo contorno se assemelha a uma mão apontando para o céu. Teresópolis é um refúgio perfeito para casais que gostam de desfrutar a atmosfera acolhedora do interior junto ao clima frio de inverno. Na tradicional Feirinha do Alto, diversos artistas divulgam seus trabalhos e artesanato em mais de 700 barracas na Praça Higino da Silveira, no Bairro do Alto. Já o Parque Nacional da Serra dos Órgãos tem diferentes trilhas que podem ser realizadas em um dia.

Nova Friburgo também esbanja charme. Foi colonizada pelos suíços no século XIX e é repleta de opções de lazer, principalmente para quem gosta de aventura, trekking, mountain biking e off-road. Emoldurada pela Mata Atlântica, possui áreas verdes intocadas pelo homem. Os restaurantes mantêm a herança culinária deixada pelos colonos, como fondue e raclettes. Tudo isso à disposição dos visitantes a aproximadamente duas horas da loja da Hertz em Niterói.

1 Comentário

  1. Pingback: Embarque na Viagem

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *