Dicas & Destinos

Jericoacoara: um verdadeiro espetáculo da natureza

A Vila de Jeri é o lugar perfeito para as férias sossegadas que você sempre sonhou. Suas belezas naturais e o sol o ano inteiro fazem de lá o ambiente aconchegante com ar rústico mais badalado do Brasil.

A pequena vila do município de Jijoca, a 300 quilômetros de Fortaleza, é o lugar perfeito para as férias sossegadas que você sempre sonhou. Com belezas naturais incríveis e sol o ano inteiro, Jericoacoara – ou simplesmente Jeri – tem ambiente aconchegante, com ar rústico, dunas, mar, lagoas e mangues. Destino certo para quem adora velejar e praticar kite e windsurfe, possui ventos fortes e constantes. De pés descalços, afinal sapatos não combinam com as ruas sem calçamento e cheias de areia, conheça restaurantes deliciosos, participe de festas e faça compras em lojinhas de artesanato. As atrações mais famosas são a Pedra Furada e a Duna do Pôr do Sol, onde você irá apreciar o espetáculo sem igual do sol se despedindo junto ao mar.

Quando ir

Você pode visitar Jeri o ano inteiro. As temperaturas médias variam entre 35°C no verão e 22°C no inverno. A época de chuva vai de janeiro a junho, quando se formam as belas lagoas. Em agosto, os ventos ficam mais fortes, ideais para quem pratica kitesurf e windsurf.

Curiosidades

O navegador Vicente Pizon, capitão de um dos navios de Cristóvão Colombo, aportou em Jericoacoara em 1499. O registro não foi oficializado por conta do Tratado de Tordesilhas.

Descoberta para o turismo na década de 1980, a região tem status de Parque Nacional de Jericoacoara desde 2002. Oferece passeios fantásticos em lagoas, manguezais, dunas e praias. O acesso à vila é feito por veículos com tração nas quatro rodas e isso ajudou a preservar a natureza. Garanta já passagem para Jericoacara e aproveite para abandonar o relógio, tirar os sapatos e relaxar em uma paisagem única e deslumbrante!

O que fazer em Jericoacoara

A viagem a Jeri só fica completa quando você conhecer as belas lagoas da região, com redes de descanso montadas pouco acima das águas mornas e tranquilas. Para chegar até elas, é preciso um veículo 4×4, desculpa perfeita para fazer um divertido passeio de jipe. Delicie-se também nas praias e pratique esportes como o surfe e o kitesurf.

Lagoas

Impossível pôr os pés em Jericoacoara e não conhecer as lagoas da região. A Lagoa da Tatajuba possui águas tranquilas e ideais para banho. A Lagoa de Jijoca se divide em duas: Lagoa Azul e do Paraíso. A primeira tem bancos de areia e água límpida. A Lagoa do Paraíso possui coloração mais bonita da região e redes são montadas dentro da água para descanso. A Lagoa do Coração é pequena e pouco conhecida. Um convite ao silêncio e contemplação.

Praias

A praia de Jericoacoara é a mais próxima da vila e de mais fácil acesso. Na maré baixa tem águas calmas e boa infraestrutura com bares e restaurantes. A praia da Malhada recebe surfistas e fica no caminho para a Pedra Furada. Já a praia do Preá tem ventos muito fortes, por isso costuma ser procurada pelos praticantes do kitesurf.

Duna do Pôr do Sol

A duna alta e muito frequentada no fim de tarde fica ao lado da vila de Jeri. Ali é possível observar o sol se pondo no mar, espetáculo muito bonito. Muitas pessoas também aproveitam para descer a duna praticando o sandboard (esporte em que se desliza do alto de uma duna em uma prancha, fazendo manobras radicais).

Pedra Furada

Cartão-postal de Jeri, a pedra possui uma fenda no meio, sendo na maré baixa o melhor horário para chegar até ela. Ao caminhar pela beira da praia, você verá no percurso cavernas e piscinas naturais. Se a maré estiver alta, caminhe pelo Serrote, morro alto que possibilita a vista de cima da Pedra.

Mangue Seco e Tatajuba

O passeio inclui diversas atrações das redondezas da vila. Conheça um viveiro natural de cavalos-marinhos no Mangue Seco e, ao pegar uma balsa, passe pela Velha Tatajuba, vilarejo engolido pela areia. Depois, em Nova Tatajuba, faça uma parada para o almoço na lagoa, com águas tranquilas.

4 Comentários

  1. Pingback: Embarque na Viagem

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *