Hospedagem

Solar do Cosme, conforto e aconchego aos pés do Corcovado

Em minhas andanças pela Cidade Maravilhosa já me deparei com muitas surpresas, grande parte delas positivas, verdadeiras descobertas. Cheguei a acreditar que não me restava muito a descobrir. Até o último feriado de 12 de outubro. Neste dia, descobri que o Rio ainda é uma cidade surpreendente e que pelas graças celestiais, universais, transcendentais, ou seja lá como você queira chamar, ainda existem pessoas mais que especiais, admiráveis, magníficas, que se lançam na arte de receber os turistas que chegam à cidade em busca de algo especial.

Quando viajamos, sabemos que a hospedagem é parte muito importante e que ela pode tornar a viagem ainda mais especial. Pelo menos essa sempre foi a minha vibe, tudo tinha que encaixar com total harmonia. Nunca me interessei muito em acomodações engessadas, padronizadas e isso torna minha busca por hospedagens em viagens ainda mais gostosa, divertida.

O conceito de guest house sempre me deixou um pouco com o pé atrás. Não por preconceito, mas por experiências negativas e por não fazer parte das minhas preferências por hospedagens. Sempre optei por hotéis ou pousadas, acredite, até mesmo alugar uma casa para mim é algo meio fora da minha lista de preferências. Adoro ser mimada, e em uma casa alugada quem iria me mimar? E em uma guest house, quem iria se preocupar em me notar? Foi então que conheci a Márcia, a (feliz) proprietária do Solar do Cosme, um casarão do fim do século 19, localizado no bairro do Cosme Velho, aos pés do Morro do Corcovado, rodeado pela exuberante natureza que abriga o Cristo Redentor, ícone do turismo carioca.

Eu e minha amiga e companheira de andanças e viagens, Thata Monteiro, especialista em descobertas pelo Rio de Janeiro (Blog A Cara do Rio)  fomos conhecer essa proposta de hospedagem

Cheguei em casa e fui recebida com um caloroso:

– Olá, seja bem-vinda a minha casa! Foi assim a minha recepção no Solar do Cosme.

Sim, cheguei em casa, você leu certo. Foi exatamente essa a primeira impressão que tive ao chegar por lá. Cheguei em casa, falei com algumas pessoas e fui pro meu quarto sentir o vento gostoso que vinha da imensa janela aberta, de frente para o jardim. Quer mais aconchego do que esse?

Márcia, a feliz proprietária e anfitriã me conduziu em um tour por todo o casarão, onde me mostrava suas aquisições pinçadas em viagens, feiras de antiguidades e vendas de garagem para a belíssima decoração da casa. De tudo um pouco, estilos variados, países e histórias especiais. A cada item que perguntava, uma bela história me aguardava. Um dos mais curiosos era um penduricalho de utensílios de cozinha, que ficava posicionado entre os quartos, que segundo Márcia, havia sido comprado no Alasca ou no Canadá, neste a memória exata falhou.

FAÇA SUA RESERVA AQUI!!

A casa possui uma única suíte que fica no térreo, todos os outros (amplos) quartos não possuem banheiro próprio, o que não chega a ser um problema, devido ao posicionamento inteligente que os banheiros compartilhados possuem. É possível até três pessoas utilizarem o banheiro de forma totalmente confortável e individual. O box e o vaso sanitário ficam isolados por portas, cada um em uma extremidade no corredor onde ficam as pias. Assim, mais de uma pessoa pode utilizar o espaço sem problemas e sem a perda de individualidade.

Márcia planejou tudo com muito carinho, cada cantinho é preparado para receber bem, para que a experiência do hóspede seja a melhor possível. Ela não poupou na atenção para que suas necessidades fossem atendidas.

Uma grande sala é o coração da casa. Por lá ficam um confortável sofá, pufes, uma TV, estante com livros, um bar e uma mesa de jantar. Na parte de baixo também há uma outra sala entre os quartos com livros e poltronas. Um lugar bem aconchegante para uma leitura sossegada.

Na cozinha, uma geladeira fica disponível para o hóspede armazenar seus alimentos e bebidas de forma ordenada, em pequenas bandejas individuais, um detalhe que torna tudo muito prático. Se pintar uma fominha, a casa possui pequenos lanches, refrigerantes, café, achocolatado, ou se preferir, você pode também fazer o pedido de sua refeição por telefone ou aplicativo, nos restaurantes indicados por eles. No local não é permitido cozinhar, mas se você estiver com bebê, tudo bem fazer uma papinha ou mamadeira. Se você consumir algo, basta anotar nos cartõezinhos que ficam ao lado da geladeira e pagar na saída. Simples assim.

Vale destacar que a hospedagem dá direito a um belíssimo café da manhã com itens bem variados, como pães, bolos, frutas, sucos… Se você quiser uma dica, peça para fazer seu desjejum na mesa da varanda, que é um charme a parte.

Márcia gosta de um bom papo, de conhecer a história de seus hóspedes. Ela também adora receber, então, não estranhe se for convidado para um jantar ou almoço para confraternizar.

A casa possui um amplo jardim logo na entrada. A piscina também fica por lá, num cantinho super reservado e cheio de tranquilidade. O local também é pet-friendly, sem dúvida alguma, uma grande comodidade para os viajantes que estão acompanhados de seus peludinhos de estimação. Como o Solar do Cosme é abraçado pelo ar bucólico do morro do Corcovado, a natureza é generosa por lá.

Certa vez li em algum lugar um trecho de poesia com autor desconhecido por mim, que dizia:

“Há beleza nas coisas mais simples
Onde muitos não conseguem enxergar
Ou fingem não notar
Ah, minha cidade
Tão linda
Que tenho tanto orgulho de morar”

Saudades da noite que dormi com o canto de grilos e acordei em uma linda e ensolarada manhã com o canto dos pássaros… Se isso não é estar num cantinho de paraíso, eu não sei mais nada.

1 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *