Life&Style

Cuidados com a pele no verão

O verão se aproxima e com ele a exposição ao Sol que pode causar sérios danos a longo prazo

Proteger-se das radiações solares é uma das preocupações das pessoas durante o verão brasileiro. Principalmente, pelos altos índices de casos de câncer de pele que surgem a cada temporada. Em viagens, costumamos esquecer um pouco os cuidados básicos e isso pode ser muito perigoso para sua saúde.

De acordo com a dermatologista Ana Coutinho, diretora médica do Grupo Pierre Fabre, a radiação solar é um fator de risco para as três principais formas de tumores cutâneos. Os raios UVB, mais agressivos, são os fatores principais da indução cancerígena. Dependendo do tipo de câncer varia em relação à exposição cumulativa e a total, podendo assim, desempenhar papeis diferentes, mas relevantes na forma de desenvolver a doença.

Ainda segundo a dra. Ana, a exposição aos raios UVA, banda mais longa da radiação, que atinge camadas mais profundas da pele, é o fator desencadeador dos melanomas mais comuns.

Para evitar os riscos, o uso do protetor deve ser feito de forma correta. A dra. Ana Coutinho revelou os seis maiores erros na aplicação do filtro solar:

? Não fazer a aplicação no mínimo 15 minutos antes da exposição ao Sol.

? Não escolher o tipo adequado de fotoprotetor para uso.

? Não usar a quantidade correta de protetor solar.

? Aplicar sobre a pele úmida.

? Não reaplicar (de 4 em 4 horas).

? Não reaplicar após se molhar ou suar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *