Dicas & Destinos

23 pontes incríveis pelo mundo

A arquitetura é certamente um dos grandes diferenciais de algumas cidades, muitas nem tinham se atentado ao potencial turístico, mas, em função de seu belo conjunto arquitetônico,  acabaram se destacando e por conta disto foram inseridas neste contexto de “cidade Turística”. Hoje, destaco algumas pontes ao redor do mundo que merecem um olhar especial em função de seus projetos e/ou por sua integração total ao cenário. Algumas delas  foram projetadas por arquitetos de renome mundial, como Zaha Hadid, Normam Foster e Santiago Calatrava e se destacam pelo desenho arrojado, porém, algumas são pequenas e repletas de belas histórias. Hoje, muitas delas se transformaram em verdadeiros cartões-postais das cidades em que estão localizadas. Vem comigo conferir esta seleção e depois, acrescente nos comentários alguma indicação sua, vou adorar conhecer mais algumas e outros leitores, tenho certeza que também vão curtir muito.

HENDERSON WAVES (Singapura)

O ponto mais alto da ponte Henderson Waves chega a 35 m, tornando-a a mais alta de Singapura. Criada somente para o tráfego de pedestres, ela é cercada pela exuberante vegetação natural da região. Projetado pelo escritório estadunidense RSP Architects, ela conecta o Mount Faber Park e o Telok Blangah Hill Park.

 Henderson Waves Bridge

SERI WAWASAN (Putrajaya, Malásia)

Concluída em 2003, a ponte Seri Wawasan foi projetada pela empresa PJSI Consultants e está localizada em Putrajaya, na Malásia.

SERI WAWASAN ESTAIADA (São Paulo, Brasil)

A ponte Octávio Frias de Oliveira, mais conhecida como Estaiada, está localizada em São Paulo. Inaugurada em 2008, após três anos de construção, ela é a única ponte estaiada do mundo com duas pistas em curva conectadas a um mesmo mastro. Assinada pelos arquitetos Catão Francisco Ribeiro e João Valente Filho, a ponte se tornou um cartão postal da cidade.

ponte estaiada

Ponte Estaiada by Thiago Leite

NESCIO (Amsterdã, Países Baixos)

Concluída em 2006, a ponte Nescio tem uma forma tão impressionante que lhe garantiu três prêmios importantes em um período de dois anos. Projetada pelo escritório inglês WilkinsonEyre, a estrutura recebe pedestres e ciclistas sobre o canal Amsterdã-Reno.

RIALTO (Veneza, Itália)

Construída em 1588, é a ponte mais antiga da cidade ainda em utilização. Seus 48 metros de comprimento se estendem pelo grande canal de Veneza.

rialto venezaMILLENNIUM (Londres, Inglaterra)

Inaugurada no ano 2000, a ponte que cruza o rio Tâmisa foi a primeira a ser construída na cidade desde 1894. Com assinatura do arquiteto Norman Foster, ela ficou ainda mais famosa após aparecer no filme Harry Potter e o Enigma do Príncipe, em que ela é “destruída” pelos Comensais da Morte.

ZUBIZURI (Bilbao, Espanha)

Também conhecida como Campo Volantin, ela foi construída em 1997. Projetada pelo arquiteto Santiago Calatrava, a estrutura está localizada em Bilbao, na Espanha.

MANHATTAN (Nova York, EUA)

Desde que foi concluída em 1912, ela se tornou a ponte mais longa da cidade de Nova York, com pouco mais de 2 km de extensão. Todos os dias, milhares de pessoas atravessam a estrutura projetada por Leon Moisseiff de carro, metrô, bicicleta ou a pé

SZÉCHENYI CHAIN (Budapeste, Hungria)

Projetada pelo engenheiro britânico William Tierney Clark, a ponte Széchenyi Chain foi inaugurada em 1849 e atravessa o rio Danúbio, em Budapeste.

GOLDEN GATE (São Francisco, EUA)

Entre as estruturas mais reconhecidas do mundo, a Golden Gate de São Francisco foi concluída em 1937. Concebida pelo arquiteto Irving Morrow em estilo Art Deco, ela foi considerada uma das Maravilhas do Mundo Moderno pela Sociedade Americana de Engenheiros Civis.

golden gate

JUSCELINO KUBITSCHEK (Brasília, Brasil)

Localizada em Brasília, a ponte JK foi projetada pelo arquiteto Alexandre Chan e pelo engenheiro estrutural Mário Vila Verde. Quando foi concluída em 2002, o custo total foi de R$ 160 milhões.

HIGH (Amsterdã, Holanda)

Concluída em 2001, a ponte projetada pelo escritório estadunidense West 8 também é conhecida como ponte Python.

TOWER (Londres, Inglaterra)

Icônica, ela se tornou uma das atrações imperdíveis da cidade. Um museu conta a história da sua construção. Inaugurada em 1894, ela permite a passagem do tráfego fluvial, já que os basculantes podem ser elevados a um ângulo de 86 graus.

DE LA MUJER (Buenos Aires, Argentina)

Finalizada em 2001, a ponte projetada pelo arquiteto Santiago Calatrava está localizada no distrito comercial de Buenos Aires.

KHAJU (Isfahan, Irã)

Khaju Bridge é uma antiga ponte da província de Isfahan, Irã. Foi construída pelo rei persa Shah Abbas II em torno de 1650 dC, sobre os fundamentos de uma antiga ponte. Esta ponte apresenta uma forma que parece com um templo islâmico, serve de ponte e represa, assim como uma área turística e de recreação. Khaju é uma das pontes que regulam o fluxo de água do rio através das comportas sob os arcos. Quando as comportas são fechadas, o nível de água atrás da ponte é levantada para facilitar a irrigação dos muitos jardins ao longo do rio a montante da ponte.

Khaju Bridge

SYDNEY HARBOUR BRIDGE (Sydney, Austrália)

A Ponte da Baía de Sydney (Sydney Harbour Bridge) está situada na Baía de Sydney, liga o centro financeiro de Sydney com a costa norte, residencial e comercial.  Concluída em 1932, após 8 anos de construção, a ponte era a estrutura mais alta da cidade até 1967. De acordo com registros do Guinness Book, é a ponte mais larga do mundo, a ponte de arco em aço mais elevada do mundo e a ponte em formato de arco mais longa do mundo.

SHEIKH ZAYED (Abu Dhabi, Emirados Árabes Unidos)

Projetada pela arquiteta Zaha Hadid, a ponte Sheikh Zayed, de Abu Dhabi, foi concluída em 2010 por um total de 300 milhões de dólares.

VECCHIO (Florença, Itália)

Esta ponte de pedra medieval sobreviveu à destruição de pontes durante a Segunda Guerra Mundial, seguindo a ordem expressa de Hitler. A Ponte Vecchio atravessa o rio Arno e tem lojas construídas ao longo dela. Estas lojas que foram ocupadas por açougueiros inicialmente são ocupadas por vendedores de souvenirs hoje.

VASCO DA GAMA (Lisboa, Portugal)

É na capital de Portugal que fica a ponte mais longa da Europa, a Ponte Vasco da Gama. Inaugurada a 29 de março de 1998, a ponte é a mais longa da Europa e uma das mais extensas do mundo, com os seus 17,3 km de comprimento, dos quais 12 estão sobre as águas do estuário do Tejo. O nome da ponte comemora os 500 anos da chegada de Vasco da Gama à Índia, em 1498. É uma das mais altas construções de Portugal, com 155 m de altura.

Ponte-Vasco-da-Gama-Lisboa

CONFEDERATION (Prince Edward Island, Canadá)

A Ponte Confederation atravessa a passagem Abegweit de Northumberland Strait, ligando Prince Edward Island com o continente New Brunswick, Canadá. A ponte tem duas pistas com pedágio e leva a Trans-Canadá Highway entre Borden-Carleton, Prince Edward Island (na Rota 1) e Jourimain Cabo, New Brunswick (na Rota 16). Esta ponte forte e resistente continua sendo a maior ponte do mundo sobre o gelo.

HELIX (Singapura)

A Ponte Helix, anteriormente conhecida como a Ponte dupla hélice, é um passarela de pedestres ligando Marina Centro, com Marina do Sul na Marina Bay area, em Singapura. Foi aberta em 18 de Julho de 2010 para completar a passagem inteira em torno de Marina Bay.

STARI MOST (Mostar, Bósnia)

A Ponte Stari Most foi construída no século XVI e atravessa o rio Neretva. Após a sua destruição durante a guerra da Bósnia em 1993, a ponte foi reconstruída antes de ser reaberta em 2004. É típico encontrar os jovens de Mostar saltando para o rio frio a partir desta ponte.

SHINKYO (Nikko, Japão)

A Ponte Shinkyo (??, ou a “ponte sagrada”) está localizada na entrada dos templos e santuários de Nikko e pertence, tecnicamente, ao condado de Futarasan. Esta obra de arte da arquitetura foi construída em 1636 e finalizada em 1973 o público geral não tinha acesso a ela, por isso, passou por muitos processos de renovação e melhorias entre os anos 90 e 2000 para que pudesse ser apreciada pelos viajantes e passantes de todos os locais bastando pagar por este acesso. A Ponte Shinkyo foi designada pela UNESCO como Patrimônio da Humanidade em 1999 e é a ponte mais velha construída em meio à um vale no Japão. Uma lenda gira em torno de sua história e sobre como foi construída que a dá a característica de ser sagrada para a população.

Diz a lenda que por volta do ano 766 um padre e dez de seus discípulos estavam tentando atravessar o rio bem onde está construída a ponte nos dias de hoje. Devido ao grande fluxo de água corrente no rio, eles não conseguiram executar a tarefa, então, o padre se ajoelhou e rezou.

De repente, o Deus do Rio, Jinja-Daio, apareceu na forma de um diabo de três metros de altura na frente do padre e o disse que iria ajudá-lo a cruzar o rio. Então, Jinja-Daio lançou sobre o rio duas cobras, uma azul e uma vermelha, que se juntaram e se transformaram em uma ponte que cruzava sobre o rio.

Por meio desta ponte, o padre e seus discípulos conseguiram, então, atravessá-lo. Ao chegarem do outro lado do rio e olharem para trás, o Deus do Rio e a ponte na qual haviam atravessado já não estavam mais lá.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *