Gastronomia etc.

Onde assistir Portugal X Espanha? Em Niterói e comendo bacalhau!

O clássico Portugal X Espanha abre o Grupo B do Mundial em grande estilo. Vai ser bem interessante ver Cristiano Ronaldo e Sergio Ramos, companheiros de Real Madrid, se enfrentando. Esse jogo acontece na sexta-feira, dia 15/06 às 15 horas, e é um dos mais esperados dessa primeira fase. E você que deseja torcer para a seleção Portuguesa em grande estilo: vá apreciar a culinária lusitana e assistir ao jogo na Gruta de Santo Antônio.

Para aquecer, peça o delicioso pastel de nata de bacalhau… Portugal deve jogar em um 4-4-2 clássico, então que tal saborear o típico Bacalhau à Portuguesa? Um espetacular lombo cozido, com batatas, ovos, cebola, brócolis, azeitonas e alho triturado frito no azeite extravirgem. E nos acréscimos, de sobremesa, guarde seu fôlego para o trio de deliciosos doces lusitanos: pastel de Nata, rocambole de laranja e toucinho do céu.

O almoço na Gruta de Santo Antônio, localizado no bairro Portugal Pequeno, em Niterói, pode ser comparado a uma goleada daquelas de deixar qualquer torcedor em êxtase. Também, com o ataque formado pelo Chef Alexandre Henriques e Dona Henriqueta, não tem pra ninguém.

Do Rio de Janeiro para Niterói é bem rapidinho, são menos de 20 minutos, mas depois de cruzar a Ponte Rio-Niterói ou atravessar de barca, quando você chega no tradicional restaurante Gruta de Santo Antônio, o tempo parece parar diante das delícias da terrinha.

Portugal x Espanha

O Pastel de Nata de bacalhau do chef Alexandre Henriques, a entrada da Gruta e o bolinho bacalhau

Portugal x Espanha

Lombo extra, levemente assado no forno com a própria gordura do peixe – o mais macio de todos -, acompanhado por cebolas e batatas ao murro. E o Carpaccio de Vieiras. Fotos Bruno de Lima

Portugal x Espanha

O nome “Gruta de Santo Antônio” foi uma homenagem ao santo de devoção do falecido marido da Dona Henriqueta, o Sr. Agostinho. Quando chegou ao Brasil, a jovem Henriqueta passou a cortar tecidos e fazer modelos para a alta sociedade de Niterói para ajudar o marido a sustentar a família. Naquela época, por mais que tivesse aprendido desde pequena os truques e as receitas da culinária portuguesa com a mãe e a irmã, era Agostinho quem tinha a fama de bom cozinheiro, comandando a Pensão Europa, um pequeno restaurante no Centro de Niterói, que lembrava as típicas pensões portuguesas. O negócio prosperou e eles decidiram abrir a Gruta de Santo Antônio, mas dois anos depois Agostinho faleceu. Dona Henriqueta precisou de muita coragem para assumir o negócio da família. Ao longo de pouco mais de trinta anos, ela transformou a Gruta de Santo Antônio em referência de boa comida portuguesa e cativou não só os gourmands, mas fez fama em todo Brasil.

Portugal x Espanha

Outras delícias da Gruta: Bacalhau Gruta Assado, Moqueca de camarão VG, Sashimi de Atum e Moqueca de Cherne. Fotos Bruno de Lima

Portugal x Espanha

Pastel de Nata com Nutella (Foto da esquerda: Bruno de Lima | Foto da direita: Eduardo Madeira).

Portugal x Espanha

Sorvete de Belém para o céu com o trio “pijaminha”. Fotos Naira Amorelli

Se você ficou curioso e quer experimentar essa viagem à terrinha, visite a Gruta de Santo Antônio. Ela fica na Rua Silva Jardim, 148 – Ponta da Areia em Niterói, funciona de domingo a quarta e feriados de 11h30 às 16h e de quinta a sábado de 11h30 às 22h, também possui uma primorosa seleção de vinhos que compõem o cardápio (320 rótulos e mais de 3000 garrafas, entre eles os melhores vinhos portugueses).

Gruta de Santo Antônio – www.grutadesantoantonio.com.br
Telefones: (21) 2621-5701 | 2613-0762

Lagostins a Bulhão Pato.

Uma foto publicada por Alexandre Henriques (@chefalexandrehenriques) em

Portugal x Espanha

As estrelas da cozinha portuguesa de Niterói: Dona Henriqueta e seu filho Alexandre Henriques.

Acompanhe a cobertura especial sobre a Copa do Mundo 2018 nos stories do instagram @Embarquenaviagem.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *