Dicas & Destinos

Dicas e orientações para quem deseja viajar para o Qatar

A Copa do Mundo já acabou na Rússia, e a próxima já tem dia para começar, segunda-feira 21 de novembro, no Qatar. Pela primeira vez na história, o campeonato acontecerá no final do ano, a grande decisão será no dia 18 de dezembro.

viajar para o Qatar

Quem sonha em torcer pela seleção brasileria no Qatar, localizado no continente asiático, selecionamos algumas dicas e orientações sobre o destino para você já começar com seu planejamento desde já. Confira as dicas abaixo:

Diferentemente das outras 21 edições da competições, no Qatar, o torneio será realizada entre os dias 21 de novembro a 18 de dezembro, meses de inverno no país. Nessa época, já encerraram também as festividades religiosas como o Ramadã, que acontece entre setembro e final de outubro, mês no qual os muçulmanos praticam o jejum. Com temperaturas mais suaves, de 17°C a 20°C, o período é o mais indicado para os turistas que desejam conhecer o país. Além disso, por ter um clima desértico, de sol o ano inteiro, a chuva é pouco frequente e escassa nesses meses o que favorece ainda mais o turismo na região. Como já dissemos na matéria “Copa do Mundo 2022: o próximo Mundial é no Qatar“, todas as cidades anfitriãs do torneio – Al-Khor, Al-Rayyan, Al-Shamal, Al-Wakrah, Doha, Umm Salal e Lusail – têm o mesmo fuso horário. Ou seja, são seis horas a mais em relação ao horário de Brasília.

viajar para o Qatar

Estádio Internacional Khalifa

O Qatar vem se transformando em um polo cultural, educacional e tecnológico dentro do Oriente Médio nos últimos anos. A descoberta e a exploração do petróleo em suas terras causaram inúmeras mudanças na paisagem do país. Com um dos maiores PIB per capita do mundo, antes a calma capital Doha, é hoje uma metrópole agitada, com edifícios modernos que se combinam com museus de vanguarda, como o Museu de Arte Islâmica.

viajar para o Qatar

Uma das grandes vantagens de viajar ao Qatar é que desde 2017, os cidadãos brasileiros não precisam solicitar ou pagar por um visto de entrada no país. O visto é emitido diretamente no aeroporto com a apresentação do passaporte com validade mínima de seis meses e bilhete aéreo de ida e volta. A estadia máxima para esse visto concedido é 30 dias durante uma única viagem ou viagens múltiplas. A validade da isenção é de 30 dias da data de emissão e prorrogáveis por mais 30 dias.

viajar para o Qatar

O Qatar vem se consolidado como um importante hub aéreo para as viagens entre o Brasil e o continente asiático. A companhia aérea Qatar Airways – uma das companhias aéreas que mais cresce no mundo, com uma frota moderna de mais de 200 aeronaves voando para destinos de negócios e lazer em seis continentes – opera voos diários e sem escalas de São Paulo para o moderno Aeroporto Internacional Hamad, e é patrocinadora oficial da Fifa World Cup Qatar 2022. O voo direto entre São Paulo e Doha pela Qatar Airways dura a partir de 14 horas. Outras companhias aéreas também operam o destino, mas com escala. São elas: Iberia, British Airways, Royal Air Maroc, Turkish Airlines e Ethiopian Airlines.

Embora seja uma cidade em pleno desenvolvimento, Doha não tem um bom sistema de transporte público até o momento – a expansão do metro deve ficar pronta para a competição em 2022. A melhor maneira de se locomover por lá é de uber ou táxis (cartão de crédito é amplamente aceito nos táxis), ou alugar um carro. Nesse caso, o motorista deve apresentar carteira de habilitação internacional. A reserva da locação pode ser feita no Brasil, pelo site da rentalcars.com.

DICAS DE PASSEIOS
O Museu de Arte Islâmica é uma ótima oportunidade para conhecer um pouco mais a fundo sobre o povo árabe e o islamismo. Já o Souq Waqif, região de Corniche, é uma espécie de mercado a céu aberto repleto de lojas, onde encontra-se de tudo, desde especiarias, frutas secas, tecidos, roupas, entre outros. A capital Doha ainda oferece aos seus visitantes a possibilidade de conhecer o shopping Villagio Mall, inspirado na cidade de Veneza. O shopping possui 200 lojas e ainda oferece um canal artificial com direito a gôndolas para os visitantes. Puro charme e luxo, o lugar também concentra grifes famosas americanas e europeias, restaurantes da mais alta gastronomia mundial.

viajar para o Qatar viajar para o Qatar

DICAS GASTRONÔMICAS
A culinária qatari é vasta e repleta de sabores. Aproveite a viagem para conhecer pratos típicos como o Machbous (risoto com carne ou marisco), Haruf (arroz de cordeiro assado); Umm Ali (pudim de pão com nozes e uva passa) e o Mehalabiya (flan com pistache). Vale ressaltar que os muçulmanos são terminantemente proibidos de adquirir ou consumir bebidas alcoólicas, mas os estrangeiros estão liberados tanto para o consumo quanto para a compra.

DICAS DE CÂMBIO
A moeda corrente do Qatar é o Riyal Qatari, que na cotação do dia 16 de julho de 2018, estava valendo R$ 1,05 e US$ 0,27. O Qatar aceita dólar, mas o Riyal Qatari é mais indicado.

O dólar americano é aceito em diversos estabelecimentos, porém os catarianos geralmente devolvem o troco em sua moeda local, utilizando uma conversão mais cara. Já para o turista que irá passar mais dias no país árabe, vale a pena trocar o real pelo rial antes de viajar. Caso precise trocar já no destino, é possível comprar a moeda no aeroporto ou em bancos.

RECOMENDAÇÃO
Por causa do sol intenso o ano inteiro, é recomendável o uso de chapéu ou boné e óculos escuros. Os qataris usam túnica branca (thoub) e as qataris usam túnica preta (abaia) com lenço que pode cobrir só o cabelo ou toda a cabeça, incluindo o rosto. Os turistas podem usar trajes ocidentais, mas não é recomendável usar roupas curtas, transparentes, decotada e muito justa para evitar ofensas à religião local. Nas mesquitas, mulheres devem usar lenço em volta da cabeça e ombros. Todos devem vestir roupas largas, cobrindo braços e pernas.

viajar para o Qatar

3 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *