Variedades & Tecnologia

Miolo Wine Tour GOL – Vale do São Francisco

A GOL Linhas Aéreas e Miolo Winegroup convidaram o Portal Embarque na Viagem, Gastronomia etc. e Viajando.Rio, todos representados por mim, para uma experiência exclusiva para imprensa que aconteceu do dia 03 ao dia 05 de outubro.

vale do são francisco

A degustação começou em São Paulo, na sala VIP da Gol. Fotos: Naira Amorelli

Nesta viagem para a Vinícola Terranova, na Bahia – que fica a 53 quilômetros de Petrolina (Pernambuco) -, pude aprender um pouco mais sobre o processo de fabricação dos vinhos e espumantes da Miolo, que são servidos na classe GOL Premium – presente nas rotas internacionais da empresa. Além disso, tive uma imersão neste projeto sensacional e curioso que a Miolo desenvolve no Vale do São Francisco.

vale do são francisco

Vinícola Terranova. Foto: Naira Amorelli

O Vale do São Francisco, na Bahia, é surpreendente. Lá as noites são quentes e a seca é de moderada a forte, e por incrível que pareça, nele a Vinícola Terranova se dedica à elaboração de vinhos, espumantes, destilados e sucos de uva. E o mais curioso é que em função do solo e do clima, lá são colhidas duas safras anuais. O irrigamento dos vinhedos pelo sistema de gotejamento, com as águas do Rio São Francisco foi, no mínimo, uma alternativa fantástica para esta produção.

Em uma das regiões mais secas do nordeste, o verde é a cor que predomina por aqui, seja nos períodos chuvosos ou nos de estiagem. Para manter suas terras produtivas durante todo o ano, os agricultores  aprenderam que não é preciso muita água para irrigar suas plantações, bastando usá-la com sabedoria.

Como já mencionei antes, a Vinícola Terranova utiliza a técnica de gotejamento, onde mangueiras com pequenos furos liberam aos poucos gotas de água que molham apenas o solo, atingindo as raízes das videiras.

O Miolo Winegroup segue orientações da viticultura integrada e de precisão, e utilizam somente o sistema de condução horizontal latada – também chamado de pérgola e caramanchão – para o cultivo do Moscato Itália no Vale do São Francisco. O resultado é espumante moscatel extremamente perfumado e leve. Para as demais variedades desta região eles utilizam o sistema de condução vertical – espaldeira. O projeto Terranova da Miolo é muito ousado, e desenvolver vinhos e espumantes nesta região tropical é um grande desafio. Além do Vale do São Francisco atualmente encontramos essa viticultura somente em algumas regiões da Índia e Tailândia.

A fruticultura irrigada é uma das principais atividades agrícolas nessa região, e o cultivo da videira de mesa e da videira de vinho têm apresentado grande importância socioeconômica na região. O primeiro cultivo teve um grande impulso no Submédio São Francisco a partir da década de 1980, e o segundo, a partir de 2000.

vale do são francisco

Tour na Vinícola Terranova

A visitação turística na Vinícola Terranova é uma experiência muito atraente para o turista. É possível conhecer os processos que ocorrem na vinícola, desde os vinhedos até o engarrafamento, além da destilaria onde é elaborado o excelente Miolo Brandy Imperial. Nesta experiência, o visitante poderá degustar produtos Terranova com o acompanhamento de um enólogo ou sommelier da vinícola que irá  fornecer dicas para a escolha de vinhos e espumantes posteriormente na loja.

A Miolo do Vale do São Francisco fica na BR 235 km 40, Santana do Sobrado s/n em Casa Nova, Bahia. Os horários para visitação são: De segunda a sexta às 09h ou 14h. Sábado e domingo somente com agendamento antecipado. Os agendamentos devem ser marcados pelos telefones: (74) 3536-1132, (74) 3527-4243 ou (74) 3527-4002. Ou pelo e-mail visitaterranova@miolo.com.br. O voucher que contempla visita a Vinícola, vinhedos e degustação custa RS 15,00 e dá um bônus R$ 5,00 para compras de vinhos, espumantes e destilados na loja da Vinícola Terranova.

vale do são francisco

Voos

Os voos da Gol, partindo de Guarulhos-SP para Petrolina-PE são realizados de domingo à sexta-feira, decolando de terras paulistas às 23h05 e chegando no destino à 1h35 – não há voos aos sábados. Já os embarques no Aeroporto Senador Nilo Coelho rumo ao Aeroporto Internacional de São Paulo, acontecem de segunda a sábado com partida às 04h15 e chegada às 07h – não há voos aos domingos.

vale do são francisco

Pequenos mimos deixados no meu quarto no Nobile Suites Del Rio Petrolina

Durante o “Miolo Wine Tour GOL – Vale do São Francisco” ficamos hospedados no Nobile Suites Del Rio Petrolina (Com destaque para os Apartamentos Luxos e Premium que têm uma espetacular vista para o rio São Francisco), visitamos a Fazenda Grand Valle, fizemos o Roteiro Enoturístico Vapor do Vinho e participamos da Wine Dinner Miolo Single Vineyard que aconteceu no Restaurante Capivara Petrolina que fica às margens do rio São Francisco.

vale do são francisco

A Cave de Barricas da Vinícola Terranova tem todas as características necessárias para um correto estágio dos vinhos em barrica. Foto: Naira Amorelli

Grupo Miolo

O Grupo Miolo possui projetos em 4 regiões do Brasil com vinhedos próprios: em Bento Gonçalves (RS), no Vale dos Vinhedos – Vinícola Miolo (100 hectares); em Candiota (RS), Campanha Meridional – Vinícola Seival (200 hectares); em Santana do Livramento (RS), Campanha Central – Vinícola Almadén (450 hectares); e em Casa Nova (BA), Vale do São Francisco – Vinícola Terranova (200 hectares).

vale do são francisco

GOL Linhas Aéreas Inteligentes

A GOL transporta mais de 30 milhões de passageiros anualmente. Com a maior malha no Brasil, a GOL oferece aos clientes mais de 700 voos diários para 67 destinos no Brasil, América do Sul, Caribe e, em breve, Estados Unidos. A companhia mantém alianças estratégicas com a Delta Air Lines, Air France e KLM, além de disponibilizar aos Clientes 12 acordos de codeshare e mais de 70 de interline, trazendo mais conveniência e facilidade nas conexões para qualquer lugar atendido por estas parcerias.

vale do são francisco

No Vale do São Francisco, as videiras que se estendem ao longo da Vinícola Terranova mexem com os sentidos dos visitantes. Foto: Naira Amorelli

vale do são francisco

Em plena caatinga nordestina, esse colorido acaba sendo um espetáculo para os olhos. Foto: Naira Amorelli

2 Comentários

  1. Pingback: Embarque na Viagem

  2. Pingback: Embarque na Viagem

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *