Gastronomia etc.

5 vinhos portugueses para celebrar o fim de ano com amigos e família

Festa da firma, amigo secreto, ceia de natal e do Réveillon: a temporada do fim de ano reserva muitas ocasiões que pedem uma bebida especial para celebrar com amigos e família. Por conta disso selecionamos cinco vinhos que a nossa editora Naira Amorelli degustou em Portugal na Real Companhia Velha – uma das mais tradicionais vinícolas da Europa, fundada há 262 anos – e que a Importadora Barrinhas vende no Brasil.

vinhos portugueses

Vinhos da Real Companhia Velha. Foto: Naira Amorelli

O Quinta dos Aciprestes Reserva Tinto DOC é um vinho da região do Douro. Vinho jovem, de bela cor violeta, harmoniza com carnes, pastas e queijos. Os aromas maduros da ameixa, floral e baunilha realçam os sabores de frutos vermelhos e pretos que se integram harmoniosamente.

O Porto Quinta das Carvalhas Reserva Tawny é um dos belíssimos Portos produzidos na Real Companhia Velha, elaborado a partir de diversas castas Durienses plantadas na propriedade. O designação de Reserva atribui-se assim a um Tawny de qualidade superior. É um vinho rico em frutos secos e compotas de fruta vermelha. Ideal para acompanhar aperitivos ou sobremesas tradicionais.

O Carvalhas tinto é excelente para harmonização com assados e pratos ricos que peçam um vinho forte. Ele é intenso e surpreende pela elegância, sendo um vinho de impressionante exuberância aromática onde se salientam notas de frutos vermelhos e fruta preta, e possui delicadas notas de baunilha.

O Carvalhas Branco é um vinho altamente gastronômico que pode ser apreciado enquanto jovem, harmoniza perfeitamente com bacalhau, marisco ou queijos fortes. Esse vinho branco possui aromas exóticos e muito intensos de flor de laranjeira e alperce com nuances de baunilha e tosta, provenientes do estágio em madeira.

O Royal Oporto 40 anos é um vinho do Porto “envelhecido até à perfeição” resultante da seleção das melhores uvas da colheita de 1977, ano considerado perfeito para um Porto. Este nobre vinho impressiona definitivamente aqueles que o provam – possui grande intensidade aromática com notas de baunilha, especiarias e frutos secos. É um vinho muito versátil que pode ser apreciado com aperitivo ou em qualquer outra ocasião. Ideal para acompanhar tortas e sobremesas de frutas, mas pode ser apreciado em qualquer ocasião.

vinhos portugueses

Um Porto “envelhecido até à perfeição”. Foto: Naira Amorelli

A Importadora Barrinhas foi fundada em 1990 pelo empresário português, Alexandre Moreira, que chegou ao Brasil em 1958 e iniciou suas atividades como comerciante e empresário do ramo de distribuição por atacado de produtos alimentícios. Pouco tempo depois, já com experiência no mercado brasileiro e europeu a Barrinhas iniciou as atividades de importação, a princípio originários apenas de Portugal, mas atualmente, importa produtos – como vinhos, espumantes, licores, azeites e diversos tipos de alimentos – dos principais países da Europa e América do Sul.

Com portfólio amplo e com um único objetivo, importar produtos com qualidade e prestígio internacional, a Barrinhas, importa de vinhos a cervejas, passando por azeites e muito mais. A empresa seleciona bebidas de altíssima qualidade e apresenta ao mercado o seu portfólio, com grande preocupação em oferecer a melhor relação qualidade X preço possível.

O objetivo é atender o exigente paladar do consumidor brasileiro. E um dos maiores desafios da Importadora Barrinhas é descobrir bons produtores pelo mundo com ótimo custo-benefício, entregando um produto que vale muito mais do que o cliente paga, ou seja, que ao degustar ele saiba que fez um ótimo negócio.

Para conhecer toda a linha de produtos da Importadora Barrinhas, acesse o link: barrinhas.com.br/site.

vinhos portugueses

Degustação de vinhos portugueses. Foto: Naira Amorelli


Naira Amorelli viajou para Portugal em press trip organizada pelo Portal de Portugal e Embarque na Viagem. Esta ação conta com o patrocínio do Cidadania Já – empresa de consultoria que busca ajudar os descendentes de portugueses a adquirirem a dupla cidadania portuguesa. E apoio do Mysimtravel – chip internacional que te deixa conectado durante a viagem com toda a segurança e economia que você precisa – e Assist Trip, assistência de seguro viagem assegurada pela Zurich e mais nova marca a integrar o portfólio da Seguros Promo.

1 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *