Negócios & Serviços

A sua bagagem de mão tem peso e as medidas certas?

A fiscalização da bagagem de mão está mais rígida nos aeroportos brasileiros, e agora, antes de entrar nas áreas de embarque, os passageiros terão que verificar se o tamanho e o peso das bagagens estão de acordo com os padrões definidos pelas companhias.

A triagem é feita antes do raio X, com o auxílio de uma caixa como gabarito. Caso sua mala seja maior que o estipulado, será preciso voltar ao check-in da companhia aérea para despachá-la, estando sujeito a cobrança extra pelo serviço.

Para que você não seja pego desprevenido, confira as dicas do Conecta Voos (www.conectavoos.com) – uma vitrine para as promoções de viagens anunciadas pelas companhias aéreas – sobre tamanho e o que pode ou não levar junto a você na cabine.

As medidas adotadas foram determinadas por um conjunto de normas da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), em vigor desde 2017 – e seguem os padrões da Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA): 55 centímetros de altura, 35 centímetros de largura e 25 centímetros de profundidade (incluindo alça, bolsos e rodinhas) e peso máximo de 10 kg.

Peso: até 10kg – somando o peso da mala de mão e o da bolsa/mochila de itens pessoais. As malas fora do padrão precisarão ser despachadas nos check-ins das companhias aéreas, estando sujeitos a cobranças de acordo com o tipo de franquia contratado para a viagem.

“Para evitar esse custo extra o passageiro deve, ao comparar os preços das passagens, levar em consideração o peso, as dimensões, ou a quantidade de bagagem de mão e despachada permitida em cada tarifa da companhia aérea. Muitas vezes o barato pode sair caro e, por isso, é indispensável ler tudo com muita atenção para saber exatamente que tipo de passagem se está comprando”. afirma o CEO do Conecta Voos, Carlos Eduardo Aguirre Neves.

bagagem de mão
A fiscalização da bagagem de mão está mais rígida e peso máximo de 10 kg deve ser somando o peso da mala de mão e o da bolsa/mochila de itens pessoais. FOTO: Agência Brasil/ Marcelo Camargo

E se a bagagem ultrapassar as medidas estabelecidas?

Caso a mala ou similar não caiba na caixa-molde e ultrapasse as dimensões estipuladas, o passageiro será reencaminhado ao check-in da empresa para despachar a bagagem. E terá de pagar a taxa cobrada pela companhia.

Entre os objetos permitidos na bagagem de bordo estão aparelhos de barbear e tesouras arredondadas com lâmina inferior a 6 centímetros; lixa de unha metálica sem ponta perfurante ou aresta cortante e também com até 6 centímetros; lapiseiras e canetas tinteiro de até 15 centímetros; um isqueiro (com gás ou fluido) por passageiro; e bastão de selfie, desde que o peso e o volume não excedam os limites permitidos à bagagem de mão (somando com os outros volumes). Apenas em voos domésticos, pode-se levar no máximo cinco garrafas de bebida alcoólica de até um litro cada, desde que estejam lacradas e tenham teor alcoólico inferior a 70%, bem como até quatro unidades de spray de uso médico ou de higiene pessoal, em frascos de até 300 mililitros ou 300 gramas.

Também é recomendável transportar como bagagem de mão dinheiro, joias, documentos, objetos frágeis, chaves e remédios, incluindo os que necessitam de seringa e agulha para serem usados – nesse caso, tenha em seu poder o medicamento com etiqueta profissionalmente impressa que identifique o remédio, o fabricante ou a indústria farmacêutica, além de receita médica. Os equipamentos eletrônicos e acessórios (câmeras e lentes fotográficas, celulares, filmadoras, laptops e tablets, entre outros) são mais um item para carregar consigo na cabine do avião.

Já entre os itens proibidos na bagagem de mão estão armas e réplicas de armas, exceto para agentes públicos que comprovem estar realizando funções como escolta de autoridade ou atividade investigatória, por exemplo – passageiros que não se encaixam nesse perfil só podem transportar armas e munições como bagagem despachada, e é necessário apresentar a autorização da Polícia Federal no momento do check-in. Também estão vetados a bordo objetos pontiagudos ou cortantes (tesoura com lâmina superior a 6 centímetros, canivete, navalha e congêneres), outros instrumentos que podem ferir (martelo, alicate, bastões etc) e substâncias tóxicas, explosivas ou inflamáveis.

E nos voos internacionais, muda alguma coisa no embarque com bagagem de mão?

As dimensões da bagagem de mão dos passageiros de voos internacionais não serão verificadas pelos funcionários da área de triagem. Neste momento, a ação se concentra nos voos domésticos. Mas as medidas de bagagem de mão para voos internacionais são: 55 centímetros de altura, 40 centímetros de largura e 20 centímetros de profundidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *