Cultura & Entretenimento

Navio português aporta no Rio de Janeiro com visitação aberta ao público

Navio português que reedita primeira volta ao mundo da história passará pelo Rio de Janeiro e estará aberto a visitação do público

Navio português
O Navio português está repetindo a odisseia do navegador português Fernão de Magalhães

O navio-escola Sagres, principal embarcação de treinamento de cadetes da Marinha Portuguesa, está chegando ao Rio de Janeiro. A embarcação, que passará pela cidade de 10 a 15 de fevereiro, está repetindo a odisseia do navegador português Fernão de Magalhães, que fez a primeira viagem de circum-navegação do mundo, iniciada em 1519 e concluída em 1522. Essa viagem serviu para a validação do conhecimento científico da época e demonstrou que a Terra, tal como hoje a conhecemos, era redonda.

O Navio, construído em 1937 em Hamburgo com 89,5 metros de comprimento, partiu de Lisboa no dia 05 de janeiro, passou por Tenerife (Espanha), Praia (Cabo Verde) e chegará ao Rio de Janeiro (Brasil) no próximo dia 10. Ao todo, a Sagres viajará por 371 dias, passando em Tóquio, onde será a “Casa de Portugal” durante o período inicial dos Jogos Olímpicos, e participando das comemorações dos 500 anos da Descoberta do Estreito de Magalhães em Punta Arenas, no Chile.

Na sua escala na Cidade do Rio de Janeiro, o navio-escola ficará ancorado no Cais Armazém 7 (próximo do AquaRio), com uma intensa programação. No dia 10, celebrando a sua chegada, haverá um ato oficial com Ministro da Defesa de Portugal João Gomes Cravinho, em evento fechado. Já nos dias 11 (das 10h às 12h e das 14 às 18h), 12 (das 10h às 12h e das 14h às 16h) e 14 de fevereiro (das 10h às 12h e das 14h às 18h) o navio-escola Sagres estará aberto ao público. Nestes horários, integrantes da Marinha Portuguesa estarão disponíveis para responder a perguntas dos visitantes.

Na quarta-feira, dia 12, também haverá uma cerimônia da Câmara de Oeiras. Já na quinta-feira, dia 13, a Associação dos Empresários Turísticos do Douro e Trás-os-Montes (AETUR), com uma notável tripulação, irá apresentar a iniciativa “Meetings from Douro” na qual promoverá, durante um exclusivo jantar a bordo, os vinhos, turismo e a cultura da região, além de buscar captar novos negócios para o Douro e Trás-os-Montes.

Na ação “Meetings from Douro” estarão a bordo do navio-escola Sagres operadores turísticos e agentes de viagem, assim como formadores de opinião pertencentes às áreas do turismo e enogastronomia, empresários, importadores e gestores dos departamentos de Alimentos e Bebidas (A&B) dos principais hotéis e restaurantes do Rio de Janeiro e Niterói, que serão convidados a conhecer os produtos e ofertas turísticas da região.

Os convidados terão acesso às informações sobre produtos de quase 160 empresas transmontanas e durienses, desde experiências de viagens, sabores no território ou dados mais institucionais sobre os diferentes municípios. A iniciativa tem como objetivo desenvolver ações que valorizem a Portugalidade, sua história e seu papel no Mundo, a fim de reforçar laços entre os dois países.

MAIS INFORMAÇÕES:

– A AETUR — www.aetur.pt — pretende estimular a internacionalização da economia portuguesa e do setor turístico, e além do Brasil, apresentará o “Meetings from Douro” no Uruguai e Argentina.  

– A Sagres — sagres.marinha.pt — é o navio Português que mais recebeu honrarias, como a Ordem do Infante D. Henrique (1985), a Medalha Naval Vasco da Gama (2007), a Ordem Militar de Cristo (2012), e é o único de Portugal que ostenta condecorações internacionais como a Medalha Mérito Tamandaré (Brasil-2016) e Estrela de Honra de 1.ª Classe (Cabo Verde-2016), tendo sido distinguido pela Associação Comercial do Rio de Janeiro com a Medalha Visconde de Mauá (2017), pela relevância da sua ação em prol das relações comerciais entre os empresários portugueses e brasileiros.   

SERVIÇO:

VISITAÇÃO AO NAVIO-ESCOLA SAGRES:
– ABERTO AO PÚBLICO
– ENTRADA GRATUITA. SUJEITO À LOTAÇÃO
– DIAS E HORÁRIOS:
  11 de fevereiro, das 10h às 12h e das 14h às 18h
  12 de fevereiro, das 10h às 12h e das 14h às 16h
  14 de fevereiro, das 10h às 12h e das 14h às 18h
– LOCAL: Cais Armazém 7 (próximo do AquaRio)

O Primeiro Shopping de Containers da Zona Sul Carioca

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *