Descubra Portugal

Aveiro e eu – uma paixão inusitada

Difícil escolher uma cidade para começar a falar de Portugal com tantas opções que me deixaram literalmente encantada nessa viagem apaixonante que fiz por um país tão diverso e que muito me surpreendeu, mas Aveiro me encantou.

Pensei então em me deixar levar pela emoção e logo a cidade de Aveiro se destacou. Não sei se pela atmosfera totalmente aconchegante e receptiva. Se pelas cores graciosas de suas casas e ruas pequeninas e charmosas. Se pelo passeio de Moliceiro com direito a espumante a bordo enquanto observava de outro ângulo essa cidade de ritmo totalmente diferente daquilo que nos deparamos cotidianamente. Se pelo fato de estar comemorando meu aniversário justamente enquanto passava por lá durante a minha descoberta de Portugal… Não sei, mas sei que Aveiro me deixou com um gosto de quero mais. Quero muito mais.

 

Aveiro

Vamos começar falando da impressão inicial, aquela que já nos causa o impacto e pode definir todo o prosseguimento do passeio e logo me deparo com uma escadaria enorme com um “I Love Aveiro” pintado em seus degraus. Pronto, essa pode ser definida como a imagem que me impactou logo na chegada. Sentimento de amor em arte. Melhor impossível.

Aveiro

Curioso que apesar de ser uma pessoa totalmente apaixonada por construções antigas e tudo que possa ter um ar meio retrô, Aveiro me surpreendeu pelo seu contraste, sua mistura do antigo com o moderno. Em pequenas ruas encontrava casinhas antigas que pertenciam a antigos moradores que povoavam a cidade em outros tempos, muitas com uma única janela e porta, e logo me deparava com largas ruas e calçadas modernas com construções e lojas totalmente atuais. De um lado a Ria de Aveiro com seus barcos Moliceiros colorindo a paisagem e embalando casais apaixonados, de outro os detalhes das várias construções em Art Noveau, praças, e em alguns trechos, as pequenas pontes construídas em épocas diferentes fazendo suas conexões.

Aveiro tem ainda sua tradição nos deliciosos “Ovos moles de Aveiro” que você deve experimentar sem preconceitos ou medos, suas confeitarias repletas de delícias doces e salgadas. Confesso que me fugiu o nome de boa parte do que experimentei das guloseimas, mas isso não chega a ser um problema se você é como eu que ao chegar a um lugar cheio de guloseimas sai experimentando de tudo um pouco. Ou um “muito”.

Aveiro

Um dos passeios que mais gostei foi a visita ao Museu de Aveiro que fica dentro do Convento de Jesus e possui um conjunto de arte sacra riquíssimo. Muita atenção aos trabalhos em azulejos e os detalhes do ouro que reluz em várias salas do museu.

Passear pela cidade merece tempo e um ritmo reduzido para aproveitar o que há de melhor e mais curioso para se descobrir na região. Infelizmente não era o meu caso, já que estava com uma programação já definida e super corrida. Eu indicaria no mínimo duas noites para se hospedar na região e poder aproveitar melhor o que a cidade e toda a região tem para oferecer. Inclusive, existe um serviço de locação de bicicletas muito funcional que nós brasileiros estamos começando a conhecer em algumas cidades agora.

Aveiro

E já que mencionei hospedagem, duas opções se sobressaem na minha visita á cidade. O hotel Moliceiro e o hotel Meliá Ria Hotel & Spa. Ambos com suas particularidades e estilos totalmente diferentes, mas com seus encantos e detalhes que agradam perfis diferenciados de turistas.

Em outros artigos irei falar um pouco mais sobre Aveiro e as regiões que visitei e compõem seu distrito. Desta forma você vai conhecer um pouco mais sobre esta região no mínimo encantadora. Fique atento e até breve.

Confira aqui algumas sugestões de hospedagem que conheci em Aveiro.

Confira em nossa FanPage o álbum  AVEIRO – #DESCUBRAPORTUGAL   com várias fotos que tiramos deste trecho da viagem

Esta foi uma ação de divulgação turística promovida pela Agência Regional de Promoção Turística Porto & Norte de Portugal, Agência Regional de Promoção Turística Centro de Portugal e a TAP – Transportes Aéreos Portugueses em parceria com o Portal de Turismo Embarque na Viagem.

Participaram da ação  #DescubraPortugal : Ana Catarina Portugal do Turista Profissional, Flávia Peixoto do Viajar é Tudo de Bom, Flavia Mariano do Viagem para Mulheres, Mauricio Oliveira do Trilhas e Aventuras, Naira Amorelli do Embarque na Viagem e Renata Araújo do You Must Go.

RESOLVA TUDO PARA A SUA VIAGEM AQUI


Publicidade Ⓘ

Seguro viagem com até 15% de desconto!!! Se está planejando uma viagem não esqueça de contratar um seguro!? Clique neste link para encontrar os melhores preços.  ✔ Use o cupom EMBARQUEVIAGEM10 e ganhe 10% de desconto, e para chegar a 15%, faça o pagamento por BOLETO e garanta mais 5%.

 

Apoie o Portal Embarque na Viagem

O seu apoio mantém o nosso Portal vivo. A imprensa tem um papel fundamental em nossa sociedade. O papel de informar, de esclarecer, de contar a verdade e trazer luz para o que, muitas vezes, está no escuro. Esse é o trabalho de cada um aqui no Embarque na Viagem e a nossa missão. Mas para isso, nós precisamos de você e do seu apoio, pois juntos nós podemos, através de matérias iguais a essa que você acabou de ler, buscar as transformações que tanto queremos.

Você pode doar qualquer valor. Basta clicar na bandeira do seu cartão.

5 Comentários

  1. 6 de março de 2017 ás 18:31 Responder
    Denilson

    Olá, Naira

    A escadaria com as inscrições “I Love Aveiro” ficam logo atrás do hotel Meliá, no final da Ria.

    abs
    Denilson

  2. 14 de junho de 2016 ás 14:57 Responder
    Igor Coelho

    Olá Naira,

    Muito legal o site e as dicas sobre Aveiro!!!

    Irei para Aveiro em Janeiro e fiquei encantado com suas fotos lá. Estou morrendo de vontade de saber onde fica essa famosa escadaria de Aveiro. Procurei em diversos sites de pesquisa, mas não consigo encontrar com exatidão.
    Você poderia me ajudar?

    Um forte abraço!!

    • 6 de março de 2017 ás 18:31
      Denilson

      Olá, Naira

      A escadaria com as inscrições “I Love Aveiro” ficam logo atrás do hotel Meliá, no final da Ria.

      abs
      Denilson

  3. 11 de junho de 2013 ás 15:20 Responder

    Estive em Portugal em maio passado. Já conhecia Lisboa e arredores. Dessa vez fui em direção ao norte, com direito a duas noites em Aveiro. Foi a melhor coisa que fiz. A cidade é realmente encantadora. Tudo para o norte é lindo, mas o clima de Aveiro é peculiar.

    • 12 de junho de 2013 ás 11:43

      Oi Adriana!!
      Aveiro não é um encanto?? Eu simplesmente me apaixonei por aquele lugar. Consegue misturar modernidade com tradição em uma harmonia absoluta!! É impressionante mesmo. Estou louca para voltar lá.
      Me apaixonei especialmente por ser um lugar pequenininho cheio de ruas com casinhas minúsculas e de repente você tem as avenidas principais, largas, modernas, cheias de lojas lindas e um povo danado de bonito andando pra lá e pra cá. Aff… lá estou eu me repetindo… rsrsrs… E o passeio de moliceiro? Que delícia!!
      Super beijo pra ti e continue embarcada conosco!!
      Naira.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *