Variedades & Tecnologia

Filme da Capitã Marvel é uma ótima história de origem

A sala 06 do Espaço Itaú de Cinema, em Botafogo – Zona Sul do Rio de Janeiro – estava lotada para a exibição do filme da Capitã Marvel para imprensa. Celulares devidamente recolhidos, todos em seus lugares e faltava apenas a pipoca e o refrigerante. O filme começaria às 10h30, mas a Bombonière ainda não estava aberta, a solução foi correr no Rei do Mate da Praia de Botafogo e comprar 1 litro de mate com limão para entreter o paladar durante os 123 minutos de filme. Sem celular nas mãos, restou aos jornalistas, críticos, blogueiros, geeks e todos no cinema bater um bom papo, cheio de expectativas, descontraído e que já trazia ótimas lembranças da década de 90, período que o filme se passa. As luzes caem e Dumbo é o primeiro trailer, seguido de Aladdin, Rei Leão e Toy Story 4 (QUERO VER TODOS!!!)… silêncio absurdo no cinema e a primeira surpresa…

ATENÇÃO, O TEXTO A SEGUIR CONTÉM SUTIS SPOILERS. Então sugiro que, se você for continuar lendo, ouça a música do Nirvana – Come as you are, do álbum Nevermind, lançada em 1991, já para ir entrando no clima dessa aventura – o filme se aproveita de músicas dos anos 1990 para compor sua trilha sonora.

O filme da Capitã Marvel se passa no ano de 1995, com acontecimentos também em 1989, e é diferente de todos os filmes do MCU (Marvel Cinematic Universe) que eu vi até o momento. Ele consegue ser enigmático, engraçado, inesperado e tudo se encaixa exatamente nos momentos certos. Fique atento, pois o filme possui muitos easter eggs que levam para outros filmes do universo Marvel. Já a atriz Brie Larson conseguiu mostrar uma Carol Danvers teimosa, esperta, humorada e durona – como deve ser. Excelente atuação.  O passado de Carol Danvers é contado aos poucos, a partir de memórias fragmentadas, de modo que é preciso prestar bastante atenção e ir juntando os pedaços para compreender tudo.

Alguns cenários utilizados nas gravações são destinos turísticos e abertos ao público. Então aproveite e leia Um roteiro pela Califórnia da Capitã Marvel.

Antes do filme começar, logo na abertura em que a Marvel apresenta seus heróis, uma linda homenagem para uma verdadeira lenda dos heróis. Espero que essa nova abertura seja utilizada em todos os filmes do MCU. E no final do filme existem duas cenas extras. Uma logo após os créditos dos atores e outra depois que todas as letras sobem, realmente no final. Sendo que a primeira cena extra é uma ligação direta para Vingadores: Ultimato.

A interação do Nick Fury (Samuel L. Jackson) com a gata ‘Goose’ é ímpar – muito engraçada! E o nome da gata é uma homenagem ao personagem Nick ‘Goose’ Bradshaw (Anthony Edwards) do filme Top Gun – Ases Indomáveis (lançado em 1986). Uma referência ao passado de Carol Danvers, já que ela pilotava aviões nos anos 1980, quando Top Gun foi lançado. Não se engane, Goose* não é uma inocente gata fofinha.

*No filme não fica claro se é gato ou gata, mas como nos HQ’s a felina é uma Flerken e põe ovos, então estou seguindo com a ideia que ‘Goose’ é uma gatinha.

A guerra entre krees e skrulls, não é tratada como uma simples luta do bem contra o mal – é bem mais complexo que isso, e o então vilão da primeira parte do filme, o Skrull Talos (Ben Mendelsohn) rouba a cena na segunda metade de Capitã Marvel, que ator incrível é Ben Mendelsohn.

Já que o filme da Capitã Marvel se passa no ano de 1995, vamos lembrar de algumas coisas que aconteceram nesse ano? Isso não tem nada a ver com o filme (será?), mas puxando na lembrança algumas memórias, descobri cada informação que havia esquecido.

TURISMO

Em novembro de 1995 foi lançada a revista Viagem e Turismo com muitas dicas para viajarmos, e o turismo de Portugal também lançava uma das suas primeiras campanhas publicitárias no Brasil para incentivar o turismo de brasileiros para o país intitulada: “Portugal de braços abertos”.

TECNOLOGIA

Lançado no Japão em dezembro de 1994, o Playstation chegou no Brasil apenas em 1995 e foi um sucesso imediato em vendas por conta da sua principal inovação: os jogos em formato de CD.

Foi em 1995 que os VHS começaram a perder espaço. Mais compacto e eficiente, o DVD revolucionou a forma de assistir filmes em casa, aliás a Carol Danvers (Brie Larson), ao cair na Terra, aterrissa dentro de uma Blockbuster e dá uma curtida no filme “Os Eleitos – Onde o Futuro Começa” (The Right Stuff). Na locadora também temos cartazes de True Lies (filme que conta com Arnold Schwarzenegger e Jamie Lee Curtis) e consegui idenficar também o DVD do filme Curtindo a vida Adoidado (que traz Matthew Broderick na pele de Ferris Bueller, um adolescente com uma habilidade incomum em matar aulas). Vale lembrar que Toy Story, um filme que revolucionou o mercado da animação, também foi lançado em 1995.

A partir de 1995 a Internet entrava de vez nas nossas vidas aqui no Brasil, e então passamos a navegar, conectar, enviar e-mail (bem mais rápido que uma carta – era o que dizíamos). No mesmo ano a Microsoft lançava seu novo sistema operacional, o Windows 95. Será que a Capitã Marvel estará preparada para usar toda a tecnologia de 1995,  com computador equipado com leitor de CD, sistema operacional Windows 95 e tendo que pesquisar no Altavista para localizar exatamente o que procura?

ESPORTE

No esporte, a final do Campeonato Carioca de 1995 entrou para a história por conta de um Fla X Flu inesquecível com vitória do Fluminense com gol de barriga de Renato Gaúcho. O Botafogo foi o campeão brasileiro deste ano ao derrotar o Santos na final. O Grêmio venceu pela segunda vez a Libertadores e na Copa do Brasil o título foi do Corinthians. A Copa do Mundo de Rúgbi de 1995 foi um divisor de águas na história dos conflitos raciais na África do Sul. A seleção do país ganhou seu primeiro título com uma equipe composta de jogadores brancos e negros e virou uma espécie de trunfo de Nelson Mandela contra o apartheid que, embora fosse ilegal no país, ainda existia.

MÚSICA

Na música, após a morte de Kurt Kobain, o baterista do Nirvana, Dave Grohl, entrou em um estúdio em Seattle e gravou praticamente todos os instrumentos e vocais de músicas que escreveu em seus quatro anos de Nirvana. Surgia ali o primeiro disco do Foo Fighters, lançado em julho de 1995. Montell Jordan emplacou o sucesso ‘This Is How We Do It’, Mariah Carey estourava ‘Fantasy’ e esse também foi o ano que nos apresentou É o Tchan, Ivete Sangalo e Mamonas Assassinas. Ivete emplacou ‘Me Abraça’, quando ainda estava na Banda Eva, É O Tchan transformou nossas vidas com ‘Pau que nasce torto’, nesse ano o Asa de Águia nos cativou com o hit ‘Xô Satanás’, e Lulu Santos lançou o álbum Eu e Memê, Memê e Eu que incluia os sucessos ‘Descobridor dos Sete Mares’ e ‘Assim caminha a humanidade’.

Você jogou fora o amor que eu te dei, o sonho que sonhei, isso não se faz…“. A música ‘É tarde de mais’ do Raça Negra é um hino do pagode e também foi lançada em 1995.

filme da Capitã Marvel

Como disse no título, Capitã Marvel é retrô e atual, envolvente e uma ótima história de origem que vai trazer ótimas lembranças para muitas pessoas. O filme da Capitã Marvel se preocupa mais em apresentar a personagem e situá-la dentro de um universo já estabelecido do que ser mais uma aventura em que o herói precisa salvar o universo. Ele tem estreia confirmada para o dia 07 de março, é uma aventura totalmente nova de um período nunca visto na história do Universo Cinematográfico da Marvel. O principal problema de Carol Danvers não é aprender sobre seus poderes, mas sim sobre o seu passado, enquanto uma guerra galáctica entre duas raças alienígenas chega à Terra,

Nos trailers podemos ver Nick Fury com os dois olhos, será que ele termina essa aventura com um só?

4 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *