Variedades & Tecnologia

Uma viagem pelos EUA através da música country

Certos destinos são mais do que fundamentais na construção da música country e suas raízes, e as cidades de Virgínia, Tennessee, Kentucky, Califórnia, texas, Colorado e Missouri são locais onde nasceram as tradições e que ainda influenciam os artistas atuais.

música country

Abrangendo a fronteira entre Virgínia e Tennessee, a cidade de Bristol foi o local das primeiras gravações de country. As Bristol Sessions de 1927 estão entre os momentos e os artistas representados no Birthplace of Country Music Museum (Museu do Berço da Música Country). Para música ao vivo, há o Bristol Rhythm & Roots Reunion anual, que ocorre em trechos de ambos os lados da fronteira do estado durante o outono. Para comer, visite o Burger Bar, que, de acordo com a lenda, foi o local da última refeição do lendário Hank Williams Sr.

Owensboro, Kentucky

Owensboro é o berço do bluegrass e sedia o ROMP Festival (Festival ROMP) anual, que apresenta grandes nomes como Ricky Skaggs e Alison Krauss, além de artistas novos como Fireside Collective. Caso queira saber mais sobre a história, confira o Bluegrass Music Hall of Fame & Museum (Museu e Galeria da Fama do Bluegrass). Também é possível assistir a apresentações ao vivo no museu ou no Owensboro Sportscenter, que sediou vários shows de artistas lendários, incluindo grandes nomes do country como Merle Haggard, Roy Rogers e Gene Autry.

Nashville, Tennessee

Nashville é a cidade em que lendas do country nascem. Novas estrelas, como Taylor Swift e Jason Aldean, reúnem-se no palco do Ryman Auditorium, lar do famoso Grand Ole Opry, e é possível encontrar as lendas do passado no Country Music Hall of Fame e no Johnny Cash Museum. Broadway possui bares de música country lendários (Tootsie’s Orchid Lounge), casas de country tradicionais (Robert’s Western World) e lojas vendendo roupas western (Boot Barn).

Bakersfield, Califórnia

O som de Bakersfield é resultado de uma dura cidade de trabalhadores. Buck Owens e Merle Haggard foram criadores de um som elétrico baseado em histórias que foi incorporado por muitos artistas do rock, como The Grateful Dead e Son Volt. É possível aprender a história e assistir a apresentações ao vivo no Bakersfield Music Hall of Fame (Galeria da Fama da Música de Bakersfield). No Buck Owens’ Crystal Palace, você encontrará música country ao vivo das estrelas do futuro, um museu expondo os violões e as roupas de Buck e um restaurante com asas de porco, hambúrgueres e pizza. O Rabobank Arena Theater & Convention Center (Teatro e Centro de Convenções Rabobank Arena) é a grande casa de shows que apresenta artistas como Carrie Underwood.

Austin, Texas

Lar de inúmeros festivais de música, incluindo South by Southwest e Austin City Limits, também possui o Luck Reunion, apresentado por Willie Nelson, o típico fora da lei de Austin; ele é de Abbott, cerca de 1,6 km ao norte. Encontre roupas e presentes western em Callahan’s General Store, onde também há música ao vivo. Montaria em cavalos ariscos e em touros, culinária e música se encontram no Rodeo Austin.

Denver, Colorado

Cercada por montanhas nevadas, Denver já foi uma porta de entrada para o Velho Oeste. John Denver compôs “Rocky Mountain High” como ode à região após se mudar para Aspen. Há uma rica história de country western de caubóis aqui, além de uma grande quantidade de artistas nativos (Judy Collins) e visitantes (Garth Brooks, Toby Keith) que tocaram no famoso Grizzly Rose, um bar de country com dança em grupo e um touro mecânico em Denver, nas últimas três décadas. Caso queira se preparar para um show, visite Rockmount Ranch Wear para camisas de botão originais e outros produtos do Velho Oeste. Há também o Country Jam anual, um festival de quatro dias em junho com mais de 30 artistas de country se apresentando na famosa paisagem de pedras vermelhas de Colorado.

St. Louis, Missouri

A grande explosão de country alternativo ocorreu a 800 m a sudeste de St. Louis em 1990, quando Uncle Tupelo (que mais tarde derivou na Wilco) lançou “No Depression”, um disco com músicas que uniam country tradicional com indie e punk rock. Para artistas que seguem os passos da banda, confira os shows no Atomic Cowboy, que também possui comida mexicana saborosa servida no piso superior. Com um menu tão impressionante quanto suas apresentações, o Game 6 Honky Tonk se tornou uma das mais conhecidas casas de country da cidade.

Branson, Missouri

Branson oferece uma inacreditável interpretação do country com músicos, comediantes e shows de variedades em casas renomadas, como o Grand Country Music Hall. A cidade fica em Ozark Mountains (Montanhas Ozark), uma vasta área com maravilhas naturais diversas (grandes lagos e riachos, planícies e montanhas) com muitas atividades familiares na água, em cavernas e acima do solo. C.J. Newsom, Presley’s e Buck Trent estão entre os artistas que estrelam em shows de variedade de country em Branson.

Eu estou apaixonado pelo Country Rock, estilo que une o melhor de dois mundos: as ótimas histórias que só o country consegue contar com a força e habilidade que só uma banda de rock consegue trazer. Muitas bandas não ficaram apenas no country rock e expandiram seus horizontes entre o folk, rock clássico, psicodélico e progressivo, para citar apenas os exemplos mais palpáveis. The Allman Brothers Band, The Everly Brothers, The Band, The Flying Burrito Brothers, The Grateful Dead, Buffalo Springfield, The Byrds, Creedence Clearwater Revival, Eagles e Lynyrd Skynyrd, são alguns casos. Caso você ainda não tenha ouvido nenhuma delas, ou apenas algumas, sugiro dar uma visitada no spotify.com, conferir a nossa playlist com 60 músicas country e corrigir esse erro (Link aqui).

1 Comentário

  1. Pingback: Embarque na Viagem

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *