Descubra Portugal

Destino: Sintra – uma região repleta de magia e mistério

Sintra é uma região montanhosa próxima de Lisboa. Castelos medievais, parques reais e florestas montanhosas rodeiam o centro histórico a apenas alguns quilômetros da costa de Portugal.

Sintra

Comece sua aventura em Sintra pelo Palácio Nacional de Sintra próximo ao centro da cidade, facilmente localizado por suas duas distintas chaminés. Explore 1.000 anos de história do palácio desde a época dos Mouros até a prisão domiciliar do rei louco Alfonso VI no século XVII. O estilo mouro foi seguido até as últimas ampliações com decoração de azulejos geométricos.

Caminhe pelo famoso Palácio Nacional de Pena, uma construção rosa e amarela do século XIX que fica em uma montanha com vista para Sintra. Descubra os grandes cômodos com móveis, pinturas e decoração originais de estilo eduardiano e do final da época vitoriana. O palácio é cercado por parques criados por Ferdinando II, com árvores exóticas do Japão, da Austrália, da China e da América do Norte.

Logo na praça principal, vemos o Palácio da Vila com as suas duas chaminés cônicas, muito caraterísticas. Datado de finais do século XIV, foi a estância de veraneio de muitos reis ao longo da História de Portugal. Cada sala é decorada de forma diferente e tem uma história própria, em seu interior encontramos um verdadeiro museu do azulejo, com aplicações desde o séc. XVI, do início da sua utilização em Portugal.

Não deixe de conhecer o Castelo dos Mouros ao sul de Sintra, uma fortificação militar erguida por volta do século X, pelas populações muçulmanas que ocuparam a Península Ibérica. A partir de 1839, por iniciativa de D. Fernando II, empreendeu-se uma campanha de restauro no castelo e área no entorno, ao gosto romântico da época, evidenciando o interesse pela natureza e o regresso ao passado através de reconstruções pontuais que refletem o imaginário medieval. Ao longo das muralhas, que incluem centenas de degraus  devido aos desníveis acentuados entre as torres, é possível admirar uma paisagem única que exibe, em primeiro plano, a vila e a serra de Sintra, a extensa planície a norte e, por fim, o oceano Atlântico.

castelo dos mouros

Um dos locais mais mágicos de Portugal, em pleno centro histórico de Sintra, é a Quinta e Palácio da Regaleira. O Palácio da Regaleira é o edifício principal e o nome mais comum da Quinta da Regaleira. O palácio está situado na encosta da serra e é rodeado de luxuriantes jardins, lagos, grutas e construções enigmáticas, lugares que ocultam significados alquímicos, como os evocados pela Maçonaria, os Templários e Rosa-cruz. No local podemos observar traçados mistos que evocam a arquitetura românica, gótica, renascentista e manuelina. Frequentemente diversos elementos arquitetônicos e decorativos existentes no palácio e na quinta são associados a símbolos maçônicos.

Entre Sintra e Lisboa, vale a pena parar no Palácio Nacional de Queluz, suntuoso palácio do séc. XVIII. No espaço dos jardins, podemos assistir a uma exibição da Escola Portuguesa de Arte Equestre e apreciar os cavalos lusitanos.

Outro grande destaque é o Parque de Monserrate, com o seu exótico palácio neogótico do século XIX, e o Convento dos Capuchos, construído no séc. XVI utilizando cortiça como revestimento dos pequenos espaços, seguindo os preceitos de pobreza da Ordem de São Francisco de Assis. Explore pequenas cômodos feitos de cortiça no Convento. Ao seu redor, você vai encontrar uma floresta pitoresca, pedras cobertas de musgo e mesas e cadeiras esculpidas de pedra.

Nas proximidades

Explore a pé, de bicicleta ou a cavalo o Parque Natural de Sintra-Cascais nas proximidades. Ao oeste do parque encontre praias de surfe e restaurantes de frutos-do-mar. A área é conhecida por seus pratos de crustáceos e outros frutos-do-mar. Aproveite o pôr do sol dos maravilhosos terraços em frente à praia da Adraga.

Dica

Para quem viajar durante os meses de julho e agosto, terá uma ótima oportunidade de assistir aos espetáculos de música clássica e de dança do Festival de Sintra, que se realizam nos Palácios de Sintra e da Pena e no Centro Cultural Olga de Cadaval.

Sintra

Não deixe de…

  • comer uma queijada e um travesseiro
  • passear pela vila
  • subir a serra de charrete
  • apreciar a vista do Palácio da Pena

Bem pertinho de Sintra está a bela capital portuguesa, Lisboa. Veja também estes artigos:

Roteiro de 7 dias em Lisboa e arredores
Lisboa em 24 horas
10 motivos imperdíveis para visitar Lisboa e se apaixonar
Visite Lisboa, a cidade das sete colinas
Os belos terraços de Lisboa
Os principais bairros de Lisboa e seus atrativos
Quanto mais Lisboa, melhor
Dicas para passear em Lisboa

 

1 Comentário

  1. Pingback: Embarque na Viagem

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *